Entrevista com Stefano Liberti, autor do livro Land grabbing e do documentário ‘Mare chiuso’
No livro Land grabbing (grilagem) publicado na Itália pela minimum fax, o jovem jornalista Stefano Liberti nos leva das salas confortáveis da FAO ao planalto etíope, da bolsa de valores de Chicago ao Mato Grosso do Sul, mostrando um quadro completo deste fenômeno tão dramático.
Nos últimos meses, Stefano Liberti também realizou também, com Andrea Segre, o documentário Mare chiuso (mar fechado), no qual descreve o drama dos navios de imigrantes na Itália entre 2009 e 2012. Centenas de imigrantes foram interceptados pela polícia italiana e levados à força de volta para a Líbia: no filme alguns imigrantes contam pessoalmente sua incrível odisseia. Leia a entrevista com Stefano:
Como você bem descreve em seu livro Land grabbing, mercadorias e capitais viajam sem problemas, mesmo violando os direitos das populações locais. No entanto, o deslocamento de seres humanos é considerado o verdadeiro fenômeno preocupante, como mostra o documentário Mare chiuso. O que é que você acha desta contradição">