Por que o Slow Food está se afastando do X

No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o Slow Food anuncia que não publicará mais conteúdo no X (anteriormente Twitter).

Esta não é uma decisão que tomamos de ânimo leve. Como um movimento global comprometido com a construção de um sistema alimentar bom, limpo e justo, acreditamos que uma comunicação livre, verdadeira e respeitosa é essencial para a democracia, a sociedade civil e a justiça social. Sem o a informações confiáveis, as pessoas não podem tomar decisões informadas sobre os alimentos que consomem — ou sobre o mundo em que vivem.

Infelizmente, o X se tornou um espaço onde a liberdade de expressão está sendo cada vez mais distorcida. Sob a liderança atual, a plataforma se afastou da proteção da livre expressão e ou a amplificar desinformação, discurso de ódio e propaganda prejudicial. Quando a liberdade de imprensa é minada por mentiras e manipulação, o direito de se expressar livremente perde seu significado. Como a filósofa Hannah Arendt alertou, “Se todos mentem para você o tempo todo, a consequência não é que você acredita nas mentiras, mas sim que ninguém acredita em mais nada.”

Permanecer no X significaria aceitar e legitimar uma plataforma onde as condições para a verdadeira liberdade de expressão não existem mais. Nós nos recusamos a fazer isso.

O Código de Ética do Slow Food nos chama a apoiar aqueles que são silenciados, mal interpretados ou alvos de sistemas de opressão. Hoje, isso inclui resistir à normalização de ambientes digitais tóxicos que lucram com a divisão e a desinformação.

Continuaremos a nutrir o diálogo, o debate e a dissidência — mas em espaços onde sentimos que a verdade, a dignidade e a inclusão não estão à venda. É por isso que, a partir de hoje, não publicaremos mais conteúdo no X.

Deixe um comentário:

Últimas notícias

Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Slow Food Indica no Ceará 

Estratégias para valorização de iniciativas agroecológicas e da agricultura familiar. Com a homogeneização dos sistemas alimentares, questões relacionadas à comercialização podem complexificar e até inviabilizar o o a mercados às famílias agricultoras....